25 de fevereiro de 2011

Intervenção Artística na Praça da Savassi contra a mudança do Código Florestal

Artistas com perna de pau fantasiados dos deputados.

A arte por um mundo melhor!




  A Trupe Gaia contribui com sua arte para a manifestação contra as mudanças do codigo florestal.

Ambientalistas protestam na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de BH, na manhã desta quinta-feira, contra o novo Código Florestal que está em discussão no Congresso Nacional. De acordo com a presidente da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), Dalci Ricas, o código não é rigoroso na questão do desmatamento. As alterações propõem mudanças que podem acarretar aceleração de processos de perda da biodiversidade pelo aumento da destruição de matas, aumento da emissão de gases causadores do efeito estufa, erosão do solo e redução dos recursos hídricos no período de seca.
Cerca de 30 pessoas estavam com a cara pintada de animais, perna de pau, atores da Trupe Gaia carregavam uma motoserra para representar o desmatamento desenfreado que vem destruindo florestas e matas brasileiras. Com bom humor, os manifestantes querem dizer não à reforma proposta pelos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Paulo Piau (PMDB-MG) e Marcos Montes (DEM-MG), no Código Florestal. Os ambientalistas usam máscaras dos parlamentares.

A ministra de meio ambiente admite que o atual projeto de lei não é claro em relação aos desmatadores. "Tem anistia de quem desmatou até 2008 e tem aqueles que são agricultura consolidada, há mais de 30 ou 40 anos, lá atrás. São duas coisas distintas e está pouco claro no projeto de lei. Precisa ser discutido", disse.

Veja as matérias:
Estado de Minas
O Tempo On-line
Site Amda