11 de maio de 2009

Expedição Manuelzão - primeiro final de semana

A expectativa era grande. Crianças com cabeças de peixe, tambores e rádios de comunicação trazendo as mais diversas informações sobre os caiaqueiros e as pessoas que foram do Parque das Andorinhas, em Ouro Preto, até cidade de São Bartolomeu a pé. Tudo isso junto ao grande boneco do Peixe Bumbá, que puxava o hit da Expedição: “Rio das Velhas da nascente à foz/ São Francisco espera por nós”. Mesmo de baixo da chuva que insistiu a cair, crianças, jovens e adultos esperavam ansiosamente a chegada dos navegadores através do Rio das Velhas. A TrupeGaia ficou responsável pela mobilização da população na recepção dos caiaques. Peixes, cores e alegria estiveram presentes desde o início da concentração, que foi por volta das quinze horas deste domingo. Junto ao grande Peixe, duas integrantes da Trupe incentivavam o público com cantigas de roda e músicas sobre preservação ambiental, com ajuda dos atores do grupo teatral Estandarte, de Ouro Preto. A Expedição pelo Velhas 2009 segue seu curso. Nesta terça feira, a equipe estará em Acuruí (Itabirito) e depois rumam para Rio Acima, levando arte, alegria e educação para os povos da bacia do Rio das Velhas.



Primeiro dia No primeiro dia da Expedição, a TrupeGaia realizou a abertura do evento com um grande cortejo pelo Morro de São Sebastião, em Ouro Preto. Contando com a presença dos moradores do local e crianças das escolas, formou-se uma grande roda para em comemoração ao início das festividades. Durante o dia inteiro foi realizado oficina de malabares e, durante a tarde, uma oficina de sandálias de sacolas plásticas com o artista belorizontino Jamil Guerra. No meio de claves, bolinhas, fitas e bastões no ar, a Trupe levou, desde crianças até idosos para a mágica arte do circo. Á noite, em parceria com o grupo de maracatu Moçambo Rico, a Trupe fez a grande estréia do Peixe Bumbá, apresentando para o público uma nova consciência, a volta do peixe para o rio. Após a retirada do Peixe, a TrupeGaia apresentou seu espetáculo de fogo, tendo a lua cheia como guia, o tambor como ritmo e a lona do circo como proteção.
Cortejo de abertura da Expedição 2009
Grande roda
Oficina de malabares
Contação de histórias
Brincadeira do Estoura-balão
O grande Peixe Bumbá
“Quem me ensinou a preservar Quem me ensinou a preservar Foi, foi marinheiro Foi os peixinhos do mar (2x) Ei nós que viemos pra essas terras pra preservar (2x) Temos garra, amor e fé, nós queremos é preservar” (2x)